Buscar
  • Cátia Reis

Você gostaria de produzir conteúdos educacionais imersivos para cursos de graduação?

Atualizado: Mar 30

Se você tem graduação e especialização (pós, mestrado ou doutorado) em qualquer área do conhecimento e tem interesse pelo ensino mediado pelas tecnologias de imersão, você pode trabalhar com a gente, da sua casa!


Sabemos que as tecnologias de comunicação e informação trouxeram muitas mudanças no nosso jeito de interagir, fazer negócios, se divertir e, especialmente, ensinar e aprender.


Com certeza uma delas está no surgimento de um novo campo de trabalho que é a produção de conteúdos educacionais para as diferentes mídias as quais os estudantes têm acesso.

Há quase duas décadas estamos aprendendo a ensinar a distância. Levando para as plataformas digitais, conteúdos curriculares que há séculos vêm sendo ofertados da mesma maneira: na sala de aula, pela linguagem oral e escrita.


As videoaulas e os chats online dos primeiros cursos EaD do Brasil, abriram caminho para o que hoje vêm sendo consideradas como as mais eficazes e promissoras ferramentas do ensino a distância: as tecnologias imersivas.

O que são tecnologias imersivas?

Embora ainda pouco exploradas no campo educacional, já sabemos que elas têm tudo para provocar uma revolução. Podemos perceber seu uso naqueles materiais produzidos para serem vistos com os óculos de realidade virtual, ambientes e situações simuladas em 3D e, ainda, nos vídeos em 360 graus.


Dentre esses, um dos formatos que têm sido mais utilizados na Educação é o vídeo 360°, que pode ser explorado de duas maneiras: utilizando os óculos 3D ou interagindo com uma tela plana (computador, smartphone ou tablets), o que facilita o acesso por parte dos estudantes.





O que a Imersys faz?


O Ambiente Imersivo de Aprendizagem (Ambia) da Imersys oferece experiências imersivas que

potencializam a aprendizagem a distância.


Nossos produtos educacionais em realidade virtual (RV) são simuladores virtuais interativos em 3D, que trazem soluções como por exemplo, um corpo humano completo, rico em detalhes de todos os órgãos e sistemas, podendo ser manuseado livremente por professores e alunos.


Também produzimos vídeos 360 graus, que permite ao estudante ficar imerso em uma experiência realista, com dimensão total do ambiente e de tudo o que acontece ao seu redor. Ele está no centro da ação, de onde consegue absorver muito do ambiente. Em comparação aos vídeos tradicionais, poder observar um espaço em todos os ângulos, promove um engajamento maior com o conteúdo e a sensação de ter vivido uma experiência na prática.


Perceba como os vídeos 360° ajudam a modernizar o método tradicional de ensino! É possível transportar os estudantes para situações de imersão, em que conseguem observar cenas da sua futura profissão, que podem ser pausadas, analisadas e estudadas no tempo de cada um.


O que são conteúdos educacionais imersivos?

A Imersys trabalha com produção de experiências educacionais imersivas, sob os conceitos das metodologias ativas. Produzimos vídeos 360°, elementos tridimensionais e ambientes simulados em realidade virtual.


Tecnicamente, nossas experiências são construídas com o conhecimento de profissionais das áreas da comunicação, artes gráficas, desenvolvimento de jogos e softwares, cinema e engenharias. Buscamos parceiros para desenvolver os conteúdos dos nossos produtos.


Como ser um produtor de conteúdos educacionais imersivos?


Independente se você é professor ou professora, se já deu aula presencialmente ou à distância, oferecemos formação para a roteirização das nossas experiências.

O objetivo é explorar os currículos de cursos de graduação e produzir experiências imersivas que possam potencializar o aprendizado dos estudantes. Nossos materiais são usados como recursos extras dentro dos planos de aulas de professores de inúmeras instituições de ensino brasileiras.

O papel do produtor de conteúdos é desenvolver roteiros desses materiais, pensando na experiência imersiva a partir de objetivos pedagógicos previamente delimitados.

Como funciona na prática?

Primeiro, você receberá formação para mergulhar no mar de possibilidades que são as tecnologias imersivas e entender nosso método de produção.


Para seguir adiante, você deve estar seguro dos objetivos pedagógicos do projeto e de como aplicar seu conhecimento no desenvolvimento dos nossos produtos.


A roteirização das experiências é, antes de tudo, um processo criativo de compartilhar o seu conhecimento usando ferramentas tecnológicas de alto desempenho.


Quais são os benefícios em ser um parceiro Imersys?


1) Potencializar seu currículo A produção de conteúdos educacionais imersivos para o ensino superior é novidade no Brasil. Você fará parte de um time de profissionais que estão à frente no entendimento da imersão como ferramenta pedagógica.


2) Trabalhar de casa

Você pode complementar sua renda, independente de onde estiver. É uma oportunidade para profissionais de todo o Brasil. O trabalho pode ser feito da sua casa ou escritório e a equipe está aqui a disposição para ajudar em qualquer situação.


3) Praticar o uso de metodologias ativas Nossos produtores de conteúdos têm a chance de se desenvolverem em relação às metodologias ativas, uma das principais tendências na educação. Isso porque nossos conteúdos são baseados nessas metodologias. Para produzi-los, nossos parceiros passam por capacitações e orientações para criarem um material que instigue a aprendizagem ativa e o protagonismo do estudante.


4) Possibilidade de impactar na formação de mais de 1 milhão de pessoas

As instituições de Ensino Superior que podem acessar nossos conteúdos, atendem mais de 1 milhão de estudantes de todo o Brasil. Ao ser um produtor de conteúdos da Imersys, você fará parte do desenvolvimento não apenas dos roteiros, mas também da formação desses estudantes, que terão chance de experienciar situações, lugares e cenários diferentes dos seus, sem sair de suas cidades.


Tem interesse em saber mais? cadastre-se aqui e entraremos em contato.

255 visualizações